Você é um bom amigo para você mesmo (a)?
- camylapsicologia
- 27 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de fev.
Como você trataria um amigo próximo que está com dificuldade? Quais frases falaria pra ele? Mesmo que ele tenha errado, como é o tom da sua fala?
"É uma fase ruim, você só precisa lidar com isso agora"
"Você errou aquele dia, mas isso não diminui todas as suas qualidades"
"Você é capaz e forte, acredite nisso"
E quando é VOCÊ que está numa situação desafiadora? Como é a conversa consigo mesmo? Faça para os outros aquilo que gostaria que fizessem pra você. Mas também faça pra você mesmo o que você faria para os outros.
É comum eu perguntar para os meus pacientes o que eles estão pensando deles mesmos. E é comum eles me relatarem críticas cruéis e catastróficas, sobre quem são ou o que fizeram/fazem. Aprendemos a fazer isso, desde muito pequenos. Seja com alguém agindo assim conosco, seja por convivermos com uma pessoa extremamente autocrítica.
Precisamos de AUTOCOMPAIXÃO, essa é a chave para mais saúde mental
Por meio dela nos tornamos um aliado interno em vez de um inimigo interno. Podemos nos tratar da mesma forma como trataríamos um amigo que está com dificuldades, mesmo que esse amigo tenha cometido um erro.
Quando estamos sofrendo, podemos mobilizar os três elementos essenciais da Autocompaixão
1) AUTOBONDADE: sejamos tão amorosos com nós mesmos como somos com os outros;
2) HUMANIDADE COMPARTILHADA: lembramos que a dor faz parte da existência humana compartilhada; um momento de sofrimento pode ser transformado em um momento de conexão com outros humanos;
3) MINDFULNESS: estejamos abertos à realidade do momento presente em sua totalidade, isso inclui todos os pensamentos, emoções e sensações, sem resistência, esquiva ou julgamento.
AUTOCOMPAIXÃO = PRESENÇA AMOROSA CONECTADA
Isso não é equivalente à autopiedade, egoísmo ou egocentrismo. Ser autocompassivo é ser bom com você, para você ser melhor com os outros e com o mundo.
Vamos tentar?
Obs: dica de ouro - num momento difícil, pergunte-se: "o que eu diria para meu amigo se ele estivesse nessa mesma situação?". Provavelmente aí seja o primeiro passo para estimular a sua autocompaixão.
Comentários